BENEFÍCIOS DO MARKETING DIGITAL

BENEFÍCIOS DO MARKETING DIGITAL


Tempo de leitura: 6mns

Análise em tempo real dos resultados

O primeiro dos benefícios do marketing digital é a possibilidade de analisar resultados em tempo real. O marketing digital permite que as empresas vejam resultados precisos em tempo real. Por exemplo, se você colocar um anúncio em um jornal ou revista, não será possível obter dados sobre um número exato de pessoas que prestaram atenção ao seu anúncio e quanto de sua venda é derivada através desse anúncio. Mas no marketing digital, você pode rastrear com precisão os cliques, impressões, CTR, conversões e ROI de sua campanha publicitária.

 

Segmentação específica do público

O segundo dos benefícios do marketing digital é a segmentação de público-alvo. Diferentemente do marketing tradicional, um público específico baseado em geografia, sexo, idade e grupos de interesse pode ser direcionado para o marketing digital, que oferece melhor ROI.

 

Economicamente viável

O terceiro dos benefícios do marketing digital é a rentabilidade. Você não precisa de grandes orçamentos de marketing para publicidade digital, como anúncios em jornais, TV, rádio ou revistas. Você pode começar com um orçamento pequeno e, com base nos resultados, colocar mais dinheiro para gerar mais conversões.

 

Abordagem personalizada

O quarto dos benefícios do marketing digital é a personalização. O Marketing digital permite que as empresas possam personalizar e-mails, anúncios, conteúdo, etc, que são mais propensos a obter uma taxa de conversão mais elevada do que a publicidade tradicional, onde a personalização era virtualmente impossível, exceto para o envio de cartas serviços personalizados.

Maior empatia

Quinto dos benefícios do marketing digital é poder criar maior empatia. Em marketing digital e medias sociais para sua ajuda, os clientes estão mais do que nunca altamente ligados com as marcas. Eles podem interagir de uma forma prática com pessoas reais de marcas, escrever seus comentários sobre a media social da marca, e obter respostas instantâneas para os problemas que enfrentam com produtos ou serviços.

 

Construção da marca

Sexto dos benefícios do marketing digital é a construção da marca. Marcando e aumentando a base de clientes leais é comparativamente mais fácil no marketing digital do que o marketing tradicional. Em marketing digital, a empresa sabe muito sobre o cliente, como demografia, localização geográfica, endereço de e-mail, número de telefone, endereço de entrega, etc. e, portanto, oferece descontos para eventos, e, faz com que o cliente volte ao site para adquirir mais produtos ou serviços.

 

Remarketing

O sétimo dos benefícios do marketing digital é o Remarketing. Ao contrário do marketing tradicional, onde não era possível rastrear com precisão quem visitou sua loja ou viu seus anúncios, a empresa de marketing digital sabe quem visitou o site ou assinou o boletim, se inscreveu para uma oferta, comprou um produto e os utilizadores podem ser direcionados para a sua empresa através de campanhas de e-mail, ou anúncios na rede do Google, Facebook ou Instagram.

 

Exatidão dos dados

Oitavo dos benefícios do marketing digital é a precisão dos dados. Marketing digital oferece as empresas digitais a possibilidade de trabalhar com dados precisos para analisar, planear e agir. Enquanto que, nos Marketing Tradicional os dados se  baseam principalmente num inquérito de amostra ou numa estimativa aproximada.

 

Como ter sucesso com o marketing digital?

A regra para o sucesso no marketing digital é criar conteúdo significativo, informativo e envolvente que satisfaça a intenção de pesquisa do utilizador. Assim, o conteúdo deve ser criado tendo em mente a personalidade do comprador e suas necessidades nas diferentes fases de sua jornada de compra.

Por exemplo, para as pessoas que estão na fase principal, o conteúdo deve ser criado para movê-los para a próxima fase: a compra. Que pode ser adquirida através de um desconto em compras dentro de um período específico, de uma oferta com a  compra, devolução de dinheiro, etc, que motiva o cliente a avançar para a compra.

O ciclo de compra de um cliente é dividido em seis estágios, ou seja, reconhecimento, interesse, consideração, compra, pós-compra, recompra, mas discutiremos apenas os quatro primeiros que completam o ciclo de compra de um cliente e como o conteúdo tem um papel significativo na movimentação do utilizador de um estágio para outro estágio sistematicamente:

Consciência

O comprador torna-se consciente do problema ou ponto de dor que ele pode ter. Aqui, a empresa identifica o ponto de problema do cliente e cria conteúdo focado no setor. Este conteúdo pode ser uma postagem de blog detalhada, um pequeno vídeo, infográfico, que discute a solução para o problema do cliente e é servido em redes sociais, publicidade, patrocínio, PR etc. Onde o cliente percebe que esta empresa ou seus produtos/serviços podem ajudá-lo com o seu problema ou o ponto de dor. Se você criar conteúdo compartilhável para clientes de conscientização, você terá mais do que as impressões esperadas para o seu conteúdo, o que significa muito mais reconhecimento do que o planeado. Vídeos e fotos são compartilhados muito em todos os canais de media social, então criar um grande vídeo ou imagem infográfica pode ajudá-lo a criar mais reconhecimento.

Interesse

Nesta fase, o visitante está interessado em encontrar uma solução, começa a descobrir tendências, produtos, marcas, etc. Aqui, o conteúdo deve focar-se em soluções, educar, ajudar a avaliar os critérios de compra. White papers, e-books, webinars, eventos, relatórios de analistas, vídeos, revisões, listas de verificação, etc., podem ser de grande ajuda.

Consideração

Nesta fase, o comprador avalia produtos e serviços específicos, está disposto a interagir. Assim, o conteúdo desta fase deve mostrar como é trabalhar com a sua empresa. Demos, fichas de dados, avaliações, preços, estudos de caso, referências, comparações de fornecedores, dados de implementação podem ser de grande ajuda, de modo a que o comprador fique inspirado a tomar uma decisão.

Compra

Nesta fase, o utilizador assume uma solução específica; justifica as razões da compra. Aqui, seu conteúdo deve validar sua decisão; Facilite o processo de compra. Estudos de caso e depoimentos são uma grande ajuda nesta fase, quando o comprador quer ter certeza da decisão de compra, que ele está comprando um determinado produto. Além disso, se necessário, nesta fase, iniciar a fase de implementação/serviço. Treinamento ao vivo, webinars gravados, guias de utilizador, eventos de lançamento, etc., são uma grande ajuda para os clientes desta fase.

Depois disso, as etapas de pós-compra e recompra chegam à viagem de compra dos utilizadores. Estes não devem ser negligenciados porque os clientes esperam o bom desempenho de produto e o grande serviço de atenção ao cliente. Se eles são bem servidos, eles podem se tornar defensores de sua marca. Foco em aprendizado contínuo, comunidades de clientes, programas de fidelização/advocacy, feedback, etc. para manter seus clientes envolvidos.

Cada produto tem um tempo de vida, o comprador pode querer comprar um produto novo ou estar interessado em expandir o uso dos bens e dos serviços. Portanto, mantenha contato. Procure oportunidades para atualizar, expandir o uso do produto ou adicionar novos produtos. Boletins informativos, telefonemas e emails são uma boa maneira de manter contato com o cliente.

 

Quanto tempo demora para obter resultados de marketing digital?

Em marketing digital você pode ver e monitorar os resultados em tempo real. Estes resultados são muito mais rápidos do que o marketing tradicional, em que você precisa esperar meses e às vezes anos para medir o seu ROI. Em marketing digital, se você fizer o mapa de persona do comprador certo, você pode ver os resultados em dias e semanas, no entanto, isso acabará por depender da escala e eficácia do seu conteúdo e estratégia de marketing digital.

É provável que você veja resultados sólidos nos primeiros seis meses de sua campanha de marketing digital se você não usar publicidade paga. Mas se a publicidade paga faz parte da sua estratégia de marketing digital, os resultados podem ser vistos rapidamente. Você poderá obter uma conversão nos primeiros minutos do lançamento da campanha.

Mas é aconselhável focar no tráfego orgânico usando o conteúdo, colocando a estratégia de SEO certa, gerindo a media social para o sucesso a longo prazo, sustentável da sua marca.

 

Que tipo de orçamento é necessário para o marketing digital?

Embora o marketing digital seja muito mais barato, direcionado e eficaz do que o marketing tradicional, se você quiser resultados mais rápidos, você precisará pagar por anúncios, etc. E isso depende inteiramente da indústria em que você está trabalhando e o que seus concorrentes estão gastando para obter os resultados.

Mas se você se concentra em técnicas como marketing de conteúdo, SEO, Social Media Marketing e digital PR, você vai precisar de apenas uma estratégia correta, conteúdo forte e significativo, e seu tempo. Você pode obter resultados sem gastar dinheiro.

 

Resumo

Há um monte de empresas que têm feito o seu marketing digital e se estabeleceram na indústria, mesmo sem gastar dinheiro em publicidade. Eles conseguiram a estratégia de marketing digital certa.

O passa palavra,  sempre foi a melhor forma de marketing. Não só oferece um negócio para novos clientes, mas também os ajuda a construir suas marcas. Ele também vai ajudar a manter os clientes antigos ao mesmo tempo. E a melhor parte é que o passa palavra de marketing é grátis.

Tudo que você precisa fazer é deliciar seus clientes e eles vão se tornar seus defensores da marca para espalhar o alcance da marca em sua comunidade.

Close Menu