EMAIL MARKETING PARA STARTUPS

EMAIL MARKETING PARA STARTUPS

Para trabalhar a comunicação da sua empresa deve olhar para a todo o ecossistema, e não apenas às redes sociais, ou ao evento. O email marketing é uma ferramenta de comunicação importante, mas obriga a uma angariação constante e o acompanhamento regular das suas métricas de marketing.  

 

RELEVÂNCIA 

Produza os conteúdos certos para as pessoas certas. Para alcançar esse objetivo, as bases de dados devem ser o mais detalhadas possível, para segmentar os conteúdos, enviando informação concisa e especifica para cada pessoa ou, na pior das hipóteses, para cada segmento.  

Crie personas e produza conteúdos diferenciados para cada uma dessas personas. Dá mais trabalho? Dá, mas deve trabalhar com foco nos resultados e não em ter menos trabalho. No entanto não esqueça que se a diferenciação e segmentação é importante, a integração dos processos e a automação são fundamentais, para evitar erros.  

Há várias ferramentas no mercado que o podem ajudar a pensar em todos os tipos de automação de email (do mais simples Mail Chimp, ao Egoi português, com SMS). 

 

CONVERSÃO 

Sempre que a pessoa entra na nossa base de dados (porque solicitou uma newsletter, ou aderiu a um grupo de discussão, por exemplo) devemos enviar um email, nem que seja para dar as boas-vindas, para que essa pessoa se sinta integrada no nosso ecossistema. Depois, todas as ações email marketing, devem seguir a regra dos funis de conversão, em que as métricas são fundamentais. É preciso que saiba quem fica, senão é como estar a tirar água de um barco furado. 

A retenção é a primeira coisa que se trabalhaO objetivo de retenção é sempre o máximo de pessoas possível, mas temos de ser realistas. Nem toda a gente abre as newsletters, e algumas vão diretamente para a página de spam. A abertura do email é a medida menos importante, o que deve haver é no email convite a novas ações sendo que a última é que é a mais importante e a que devemos medir e acompanhar sempre.  

 

Notas da palestra de André Novais de Paula na Digitagy Talks 

André Novais de Paula é formado em Marketing e Publicidade pelo IADE com a especialização em Marketing. Tem desenvolvido a sua atividade dentro do Marketing Relacional e Digital com ênfase em campanhas integradas de Cross-Media. Atualmente é formador do Atelier Digital da Google e responsável pelas unidades curriculares de Marketing e Marketing Digital nos cursos de pós-Graduação e Mestrado na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, IPAM e Politécnico de Leiria.