MÉTRICAS PARA A ESTRATÉGIA DE MEDIA SOCIAL?

MÉTRICAS PARA A ESTRATÉGIA DE MEDIA SOCIAL?

Desenvolver uma estratégia nas redes sociais é a prioridade de muitas marcas, mas você está avaliando corretamente os resultados de seus esforços? Entenda quais métricas são realmente importantes para sua estratégia. Tudo em marketing pode ser medido e acompanhado, em detalhes ou “a uma distância”, que abre muitas possibilidades, mas também a oportunidade para qualquer profissional de marketing-mesmo o mais experiente-para ser confundido. Prestar atenção às métricas erradas é tão perigoso como não acompanhar qualquer indicador. Para se livrar desse perigo, o trabalho de seleção deve ser cuidadoso desde o início do planejamento. As redes sociais representam atualmente um mercado gigantesco para empresas de todos os tipos. Mas eles também provaram estar entre as estratégias mais difíceis para medir resultados. Não sei quais são as métricas realmente importantes para descobrir se sua empresa está no caminho certo?

Então, descobri-los agora!

 

O papel das métricas: transformar dados em ações estratégicas

o fato de muitas empresas não dominarem o uso de métricas demonstra a falta de conhecimento sobre o real papel desses indicadores dentro de uma estratégia de marketing digital. Eles dificilmente servem para dar satisfação ao tomador de decisão. Pelo contrário, servem para transformar dados em ações estratégicas. Em outras palavras, podemos dizer que as métricas servem para descobrir onde você está errado e transformar erros em sucessos. Saber qual é o processo que deve seguir para o objetivo a ser cumprido:

  • Coleta de dados– a primeira etapa é a coleta de dados, que ocorre por meio de ferramentas automatizadas. É aqui que você decidirá quais métricas você deseja seguir de perto.

Há muitas opções, então, como escolher bem? Faça sua seleção de acordo com os objetivos estabelecidos em sua estratégia. Depois de decidir as métricas que você vai observar, você terá que configurá-los nas ferramentas que você escolher. Você pode usar o Google Analytics, mas também há ferramentas específicas para redes sociais. Também vale a pena observar os dados mostrados por cada rede social individualmente.

  • Formação de padrões – depois de reunir os dados por um período razoável, é hora de interpretar o que essa informação diz sobre o seu desempenho.

A partir daqui, o entendimento de sua situação começa, e é possível determinar se os esforços feitos até agora estão gerando resultados ou não. É crucial fazer uma análise completa nesta fase, de modo a não deixar que qualquer problema aconteça e evitar a compreensão dos dados de forma errada, o que o levaria a soluções também erradas.

  • Geração de idéias – com a compreensão do que você precisa para melhorar e que está funcionando bem, é hora de pensar em idéias para abordar cada situação. Para fazer isso, vale a pena fazer pesquisas on-line, porque é quase certo que uma ou mais empresas já passaram pelo mesmo problema e encontraram maneiras de passar por isso.

Além disso, juntar a sua equipe de marketing e considerar juntos como eles poderiam otimizar o que já funciona, a fim de extrair ainda mais das ferramentas que eles têm disponíveis.

Close Menu